Dicas Técnicas
A bomba de óleo não é o único componente responsável pela pressão do óleo no motor.

ATENÇÃO: A pressão de óleo do circuito do motor envolve outras peças mecânicas, a bomba de óleo é só mais um componente do motor, muitos acreditam que sua função é trazer pressão por si só ao motor, por vezes quando a luz de óleo acende e o primeiro componente que vem a cabeça é a bomba de óleo, no entanto a função da bomba de óleo é levar quantidade de óleo suficiente para o sistema de lubrificação do motor; e este fato JUNTO com os ajustes e condições adequadas de todas as peças e JUNTO com a condição dinâmica do óleo indicado pelo fabricante é que formará a pressão de óleo do motor.

PARA QUE HAJA "PRESSÃO" NO CIRCUITO FECHADO DO MOTOR.

É preciso que se crie um "filme de óleo" uma espécie de colchão de óleo que impede o contato direto nas peças que são lubrificadas pelo sistema forçado aquelas onde existe expressivo esforço ao plano trabalho, como bronzinas e virabrequim, buchas e comando de válvulas, mancal e biela.

COMO É FORMADO ESTE FILME DE ÓLEO?

Este filme é formado devido a 3 elementos que agem simultaneamente:

1. Folga entre as partes (Ajustes) "Atrito"
2. Viscosidade do óleo.
3. Quantidade de óleo enviado. (Bomba de Óleo)

Basta que apenas um dos elementos acima não exista para que não ocorra o filme de óleo, portanto trocar apenas a bomba de óleo não resolve a questão de pressão do motor.

"EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE MEDI CORRETAMENTE A FOLGA DE ÓLEO DO VIRABREQUIM, RETIQUEI CAPAS, MUNHÕES, MOENTES, BIELAS COLOQUEI A MEDIDA CERTA DA BRONZINA, FIZ TUDO CERTINHO, MAS A PRESSÃO CONFORME ESQUENTA O MOTOR VAI CAINDO, CAINDO...SÓ PODE SER A BOMBA."

ANTES DE CONDENÁ-LA, ATENTE PARA O SEGUINTE:

"Não importa onde ocorra uma fuga de óleo no circuito fechado, pode até ser na ultima bucha do comando, a pressão de óleo cairá no motor inteiro, de forma que mesmo em um ajuste correto de folga óleo, no virabrequim, não se formará o colchão de óleo por insuficiência de óleo, porque o óleo sempre correrá para o local da fuga antes de atingir a pressão necessária para a sustentação do filme de óleo, podendo desta forma ocorrer danos as peças que foram corretamente trabalhadas e montadas. "


Se a folga for muito pequena, pode ocorrer o contato direto das partes, e mesmo com pressão de óleo do motor dentro da normalidade, isto causa superaquecimento, que diminui a viscosidade do óleo.; o que acaba reduzindo a pressão do óleo em uma segunda etapa.


Se for grande, o óleo escapa em excesso pelo vão, o que impede que seja formada ou causada a pressão de sustentação do filme que é a própria pressão de óleo do motor.



QUANDO TROCAR A BOMBA DE ÓLEO

Os desgastes que ocorrem no circuito de lubrificação são iguais, seja na bomba de óleo bronzinas , virabrequim, buchas , comando de válvulas, mancal e biela. Portanto, ao trocar qualquer um destes componentes troque sempre a bomba de óleo.









ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GARANTIA

PRODUTOS COM GARANTIA ASSEGURADA

Garantir o melhor desempenho dos nossos produtos e proporcionar os melhores resultados é o nosso objetivo, por isso, deixamos a disposição de um serviço estruturado e preparado para atender as solicitações dos nossos clientes.

  • Serviço de retirada de garantia (São Paulo);
  • Equipe técnica altamente qualificada;
  • Visita técnica em campo;
  • Laudo em até 72hs.

CHAME O SUPER!

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O Super é composto por profissionais experientes e qualificados para prestar todo suporte ao reparador, o objetivo é garantir que os produtos ANROI sejam aplicados da melhor maneira garantindo assim os melhores resultados.

  • 0
  • 8
  • 0
  • 0
  •  
  • 1
  • 2
  • 1
  •  
  • 9
  • 0
  • 7
SUPORTE ESPECIALIZADO AO REPARADOR